Viva o povo brasileiro, viva



Dia desse, numa palestra, uma pessoa me perguntou: professor, o principal problema do Brasil é a corrupção?

- Respondi, meu caro, eu não tenho essa bola de cristal para dizer que o principal problema do Brasil é a corrupção, mas certamente ela é a que melhor aparece para justificar nosso caos civilizatório, pois dá ibope. Contudo, ao longo desses anos, estudando o sistema político brasileiro e, por consequência, a sociedade brasileira, eu diria que a desigualdade é a nossa principal chaga. Apesar disso, eu diria que a demagogia/hipocrisia ocupa um espaço privilegiado neste cabedal de problemas.

- Quando você pensar num povo demagogo e hipócrita, lembre-se do povo brasileiro.

-Sim, somos um povo afeito a hipocrisia/demagogia. De dez pessoas que tu conheces, com muito esforço, tu encontrarás, talvez, um, verdadeiramente, honesto.  Cobramos dos outros aquilo que não praticamos em nossa própria terra.

- Pregamos um moralismo que não condiz com nossas práticas cotidianas, basta ver nossos indicadores de violência, de estupros, de pedofilia, lobbies, preconceitos, uso de drogas, feminicídio, de “meritocracia”, “nossos jeitinhos”, “nosso você sabe com quem está falando”.

- Aliás, a própria corrupção é para nós uma forma de escamotearmos, ou melhor, jogar para debaixo do tapeta nosso principal de dilema, a desigualdade.
- Por estas terras, promovemos jantares para o exercício de nossa danação, mas em público nossa Casa é a Igreja.

- Ai de nós brasileiros se não fossem os bordéus da vida para atenuar tamanha “santidade”.

- Precisamos urgentemente construir um país real, pois alimentamos a ideia de  um país que só existe na imaginação.



- Viva o povo brasileiro, viva.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARA OS QUE VIRÃO (Thiago de Mello)

Democracia na América

Um governo ao Centro